Skip to main content

Finalidade de Tratamento

Descrição: Campo destinado para criar finalidades do tratamento de dados pessoais que serão utilizadas nos processos de Tratamento de Dados, na aba 5 (Validação de hipóteses), no menu de Gestão de Tratamento de dados.

Como acessar: Configurações > Domínios > Finalidades do Tratamento.

Módulo - Configurações

Domínios.png

Finalidades do tratamento.png

Módulos relacionados: Tratamento de Dados, Registro de Consentimento.

Palavras chaves: Tratamento de Dados, Finalidade do Tratamento.

Dominios - finalidade de tratamento.png

Dominios - finalidade tratamento - finalidade.png

Criando finalidade tratamento

Para criar a finalidade de tratamento, deve-se clicar no botão “Cadastrar” e preencher as informações necessárias. Após preenchidas as informações, deve-se clicar em "Salvar” para que sejam gravadas.

Dominios - finalidade tratamento - cadastro.PNG

Finalidade do tratamento (Mapeamento de dados): Descrever brevemente a finalidade do tratamento de dados utilizada no mapeamento de dados.

Descrição objetiva da finalidade (Portal do titular): Descrever objetivamente a que se refere a finalidade do tratamento de dados. Ela será exibida no portal do titular, no menu de consentimento do usuário e no módulo de registro de consentimentos.

Finalidades do tratamento 05.png

Descrição detalhada da finalidade (Portal do titular): Descrever detalhadamente a que se refere a finalidade do tratamento de dados. Ela será exibida no portal do titular e no registro de consentimento. O tamanho máximo de caracteres é de 3000.

Finalidades do tratamento 06.png

Status da Finalidade: Campo destinado para definir se a finalidade criada estará ativa ou inativa.

Observação: Quando inativada a finalidade, os processos de tratamentos de dados cadastrados passam a ter a informação de inativo na frente da finalidade, porém ainda ficará disposta no RIPD. Já no portal do titular, a finalidade inativa não será exibida.

Finalidades do tratamento 07.png

Exibição fora da empresa? Campo destinado para exibir as opções de marcação de consentimento dentro do portal do titular, no consumo da API REST () e no MD2 Quality Manager no módulo de registro de consentimento. Ou seja, este campo irá auxiliar na definição do consentimento do usuário.

Hipóteses legais: Campo destinado para exibir as finalidades enquadradas na hipótese legal de consentimento. Para que a finalidade seja exibida no Portal do titular, a hipótese “consentimento” deve ser adicionada na coluna de hipóteses legais, a direita, conforme imagem abaixo.

Finalidades do tratamento 08.png

Editando finalidade tratamento

Para editar uma finalidade de tratamento cadastrada, deve-se clicar no botão “Editar” e efetuar as alterações.

Após feitas as alterações, deve-se clicar em “Salvar” para que as informações sejam gravadas.

Excluindo finalidade tratamento

Para excluir uma finalidade de tratamento, é necessário clicar no botão “Excluir” e confirmar a ação, que será definitiva.

A exclusão ocorrerá somente se a finalidade do tratamento de dados criada não estiver vinculada em nenhuma hipótese legal cadastrada.

Pesquisando finalidade tratamento

O usuário poderá escolher a melhor forma de pesquisa, pelo “Descrição da finalidade”, “Status da finalidade”, “Exibição fora da empresa”.

Para organizar categoria risco em ordem alfabética, basta dar um clique simples, no formato escolhido.