Estilos de Implementação MDM
O sucesso da implantação de um sistema MDM é diretamente relacionado a correta escolha do método de implementação da solução, visando as diretrizes de governança dos dados, a gestão e o acesso aos dados resultantes da esteira de integração, qualificação e unificação do motor.
Segue abaixo um descritivo dos estilos de implementação MDM suportados pela solução e também como são providos na arquitetura do produto.
Centralizado/Transacional
Dados são criados, armazenados e processados pelo motor MDM, sendo após isso publicados para consumo por parte dos sistemas de origem. Esse estilo de implementação pressupõe a interferência do MDM na consistência dos dados na origem.
Consolidação
Os dados são extraídos de diversas fontes e são processados pelo Motor MDM, gerando dessa forma o Golden Record, sendo esse a visão única dos dados mestre, que é armazenado em um hub visando o consumo.
Coexistência
Mescla os métodos centralizado e consolidação, onde o Golden Record é gerado a partir de inserções e edições no próprio MDM ou nos sistemas de origem, sendo passíveis de consumo visando inclusive atualização dos sistemas de origem. É importante salientar que os dados são tratados e unificados pelo motor MDM.
Registro
Atribuição de identificação exclusiva aos registros visando criar uma estrutura de rastreabilidade onde é possível visualizar as associações entre os dados da origem que culminaram na formação da visão única. As alterações no MDM são realizadas a partir da manipulação nos sistemas de origem, não existindo uma retroalimentação.
A solução MD2 MDM provê funcionalidades e uma estrutura de modelo dos dados que permite a implantação dos estilos MDM descritos acima de forma separada ou híbrida.
A implementação centralizada/transacional prevê a criação de registros no MDM. Para esse intuito a solução fornece duas formas para cadastro e edição de registros golden no MDM.
Cadastro e Edição de Golden Records
Em implementações centralizada/transacional, consolidação e de coexistência é necessário prover uma forma de consumo dos dados, seja por aplicações terceiras ou pelos sistemas de origem. Nesse contexto a solução provê uma arquitetura com diversificados métodos de publicação de dados.
Para a implementação no modo registro a solução provê em seu modelo de dados tabelas de trilha inseridas nas camadas STG e BUP, sendo a primeira responsável por garantir a rastreabilidade do registro no sistema origem, e a segunda responsável por garantir a as associações e vigências entre os registros STG e os Golden Records gerados a partir dos mesmos.
No Comments