8. Representação de Relacionamentos no MDM
Relacionamento remete a ligação (profissional, familiar, localidade, ...). Identificar os inúmeros relacionamentos entre as pessoas é de extrema importância para qualquer corporação. Primeiro porque agrega informação ao dado, segundo porque pode trazer insight às equipes. A equipe de marketing por exemplo pode enxergar uma oportunidade, baseada em um relacionamento familiar, lançar um produto específico para o dia dos pais, ou ainda um produto voltado para uma família numerosa. No MDM esses relacionamentos podem ser vistos em diversas situações. O primeiro focado no endereço da pessoa com o objetivo de identificar por exemplo grupos familiares e denominado de House Holding conforme descrito no tópico 8.1. Já o segundo é aberto e permite a criação de qualquer que seja o relacionamento utilizado na empresa (Pai, Filho, Irmão, chefe, sócio, ...) sem limites de ligações e/ou hierarquia, conforme pode ser visto no tópico 8.2
- 8.1. House Holding
- 8.2. Estrutura de Relacionamento
- 8.3. Apresentação de Relacionamentos
- 8.4. Exemplos de Hierarquia
8.1. House Holding
House Holding pode ser entendida como a base unificada de endereços. Seu objetivo é identificar e agrupar as pessoas que compartilham de um mesmo endereço e que podem ser interpretadas como um mesmo grupo familiar, colegas de trabalho, dentre outros.
Essa informação traz inteligência ao negócio possibilitando assim uma visão estratégica para auxílio as diversas ações de relacionamento com o cliente, tornando as mesmas mais assertivas e qualificadas, como por exemplo:
- Direcionar uma campanha específica para um grupo familiar sendo mais direta em atingir seu público-alvo. Qual a probabilidade de vender uma van para uma pessoa solteira versus a probabilidade de vender para uma família numerosa?
- Reduzir o custo de marketing e atender às preferências da família versus as preferências individuais dos clientes;
8.2. Estrutura de Relacionamento
É de extrema importância para a estratégia de negócios a visão de relacionamentos/associações entre as pessoas existentes no universo de dados da organização, podemos citar:
- Relacionamento familiar (Pai, filho, irmã, avó, ...)
- Relacionamento profissional (Chefe, Sócio, Pares, ...)
- Relacionamento financeiro (Avalista, Fiador, Mutuário, ...)
- Relacionamento estudantil (Estudante, Professor, Diretor, ...)
- ...
Os relacionamentos não são pré-definidos no modelo, dessa forma, fica a critério da empresa definir e mapear as relações existentes entre as "pessoas", inclusive permitindo ligações n:n, podendo uma pessoa ao mesmo tempo ser:
- subordinado do XXX
- chefe do AAA, BBB, CCC
- pai do WWW e do QQQ
- filho do LLL
- ....
Nesse contexto, o MD2 MDM propõe uma estrutura de relacionamentos partindo da extração e passando por todas as camadas e processamentos existentes no motor. A interface de Consulta de Pessoas do MD2 Quality Manager permite a visualização dos relacionamentos existentes para uma determinada pessoa.
8.3. Apresentação de Relacionamentos
É possível verificar os relacionamentos armazenados na solução MD2 MDM por meio da interface do MD2 Quality Manager, que permite uma visão de grafos acerca dos relacionamentos, conforme é possível verificar na imagem abaixo.
Optou-se por essa visão por garantir também a apresentação de possíveis hierarquias que possam se formar a partir dos relacionamentos cadastrados.
8.4. Exemplos de Hierarquia
A liberdade proposta pela camada de relacionamentos da solução MD2 MDM para criação e armazenamento de dados permite que hierarquias sejam suportadas. Seguem abaixo exemplos práticos para ilustrar a possibilidade levantada:
Hierarquia Equilibrada
Representação onde os ramos da hierarquia descem ao mesmo nível, que por sua vez representa o mesmo tipo de informação e é logicamente equivalente.
É possível citar um relacionamento onde o primeiro nível da hierarquia é um grupo da área hospitalar, o segundo nível é referente aos hospitais e formado por um relacionamento Pertence, e o terceiro nível contempla o executivo-chefe de cada hospital, sendo formado por um relacionamento Chefia.
Hierarquia Desequilibrada
Incluem níveis logicamente equivalentes, mas cada ramo da hierarquia pode descer a um nível diferente. Em outras palavras, uma hierarquia desequilibrada contém membros da folha em mais de um nível.
Para exemplificar esse caso é possível citar relacionamento Filho(a), que formam uma árvore genealógica, onde o algum dos membros não tenha um filho.
Hierarquia Recursiva
Representações onde uma entidade tem um atributo baseado em domínio baseado na própria entidade. Um exemplo é uma estrutura organizacional, onde cria-se um relacionamento Chefia, em que um funcionário A pode gerenciar outro B, e esse mesmo funcionário B pode gerenciar uma pessoa C.