7. Histórico e Rastreabilidade no MDM
7.1. Camada Histórico Staging Area
A solução contempla uma camada no modelo que funciona de forma similar a uma réplica da camada STG, com o objetivo de manter N cópias dos dados alterados.
A principal diferença entre a camada STG e a camada H_STG é que a primeira possui sempre a versão mais atual do registro e é essa versão do dado que passa pelo motor de qualidade. Já a camada H_STG possui o histórico do registro ao longo do tempo. O período de manutenção desse histórico é parametrizado e pode ser alterado de acordo com a necessidade de cada negócio.
A manutenção desse histórico no modelo muitas vezes é o único histórico desse dado na companhia como um todo. A grande maioria dos sistemas não possui esse histórico a não ser que seja restaurado o backup de uma foto do passado, o que dificulta o entendimento do comportamento do dado. Por ter esse dado ao alcance do analista fica fácil compreender a evolução do dado e assim consegue-se responder perguntas e até mesmo auditorias baseadas em fatos e não em intuição.
Caso seja identificado durante uma auditoria que o dado foi manipulado erroneamente o analista poderá acessar seu histórico e com base nos dados ali armazenados o mesmo poderá fazer a correção no sistema de origem para a visão desejada.
7.2. Status de Qualificação
Para ajudar a compreender o dado final que é apresentado na interface de curadoria a solução armazena o status (original, enriquecido, padronizado, validado) das informações de forma individual. Dessa forma é possível rastrear as operações de tratamento as quais um dado foi submetido entre as camadas integrada e unificada.
A ênfase dada para o status individual, se da pois cada parte do dado tem uma informação diferente. Pegando como exemplo um endereço, o campo Tipo Logradouro ele pode ter sido padronizado para RUA, já o campo Bairro pode ter sido enriquecido, ou seja inicialmente o cadastro não possuía tal informação, porém após passar pelo motor de qualidade e pelas regras de enriquecimento, o bairro foi aferido com base no CEP por exemplo.
Para visualizar o status de qualificação basta entrar no cadastro desejado e em cada uma das abas segmentadas por assunto pode-se passar o mouse em cima das informações. Uma caixa suspensa aparecerá imediatamente com a informação.
Imagem ilustrativa demonstrando que a informação foi enriquecida pelo motor de qualidade do MD2 MDM
7.3. Trilha de Unificação
Após a unificação dos registros e a composição do Golden Record, é extremamente importante conhecer a origem da informação.
- Qual sistema?
- Qual tabela?
- Qual o código interno do referido sistema?
- Quando o registro foi criado?
Essas são algumas das perguntas mais comuns e que são facilmente respondidas pela solução, uma vez que existe toda uma camada de rastreabilidade.
Uma vez visualizando as informações de um registro no portal de curadoria, O Analista observará que a tela de cada assunto é dividida em duas. Na primeira metade da tela terá a visão corporativa do titular, ou seja, o Golden Record. Já na parte inferior estarão todas as origens daquele titular.
Além de visualizar facilmente as origens da pessoa, é possível compreender a composição do Golden Record. Observe que existem registros da origem com informações faltantes, mas a união de todas as origens conseguiu agregar valor para a companhia gerando a melhor versão possível para o titular.
Imagem ilustrativa da rastreabilidade do titular.
Imagem ilustrativa da rastreabilidade dos endereços do titular.
Nossa modelagem armazena o histórico de unificações, portanto registros de origem que ocasionalmente mudam suas referências na camada BUP (Golden Record), por diversos motivos, como por exemplo processo de Split-Merge, são passíveis de rastreabilidade.