5. Curadoria de Dados
- 5.1. Consulta Pessoas
- 5.2. Tratamento de Dados Inválidos
- 5.3. Tratamento de Duvidosos
- 5.4. Cadastro e Edição de Golden Records
5.1. Consulta Pessoas
A MD2 disponibiliza no Quality Manager uma interface de Consulta de Pessoas que possibilita executar a busca de titulares de forma simples e rápida.
Como resultado da pesquisa é possível verificar os dados unificadas para os diversos domínios tratados pelo MDM e também os registros que originaram a formação do Golden Record.
No link abaixo é possível acessar a Documentação do Quality Manager com os detalhes de como realizar a consulta de pessoas.
Consulta de Pessoas no Quality Manager
5.2. Tratamento de Dados Inválidos
A solução contempla uma camada de Quality Assurance (BQA) com o objetivo de assegurar o armazenamento de dados resultantes dos nossos processos de qualificação (padronização, crítica, enriquecimento). Existe um conjunto dentre as tabelas contempladas na camada BQA que armazena os dados invalidados por intermédio das críticas existentes no nosso motor.
Essas invalidações podem ocorrer por diversos motivos, como por exemplo falhas cadastrais ou até mesmo por cadastros mal intencionados. São essas regras de críticas, que garantem qualidade para que a informação possa ser persistida no MDM.
Exemplos de regras de crítica:
- Nome de Pessoa Física deve conter mais que uma palavra;
- Nome de Pessoa Física não pode conter palavrões;
- CPF, CNPJ, CNH devem possuir o dígito verificador válido;
- O E-mail deve possuir sintaxe válida;
- O Telefone não pode conter mais que onze dígitos.
Visando auxiliar nossos clientes na realização do tratamento de alertas e notificações referentes as críticas e validações provenientes do motor de crítica e unificação do MDM, atividade tão importante para o ciclo de gestão dos dados mestre, possibilitamos que a curadoria dos registros inválidos seja realizada no MD2 Quality Manager, na interface de Tratamento de Inválidos, acessível em:
Governança MDM > Tratamento de inválidos.
Nessa tela o usuário poderá trabalhar com uma série de filtros para focar exatamente onde deseja. Ele poderá delimitar o período de invalidação, o assunto (Conta, Contato, Contato Eletrônico, Documento, Endereço, Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Pessoa Não Identificada e telefone), o motivo específico, o sistema. Ele pode inclusive filtrar pelo CPF se o desejar.
Após clicar em Pesquisar, são retornados os registros inválidos que atendem ao requisitos aplicados no filtro
Ao fim, o usuário pode, de forma amigável, indicar o status de cada caso. Como acelerador para essa fase de curadoria, a MD2 propõe o desenho de um processo, chamado MDM002 - Processo de Curadoria, visando nortear o cliente na execução dessa atividade. É possível inclusive exportar um relatório com as informações resultantes dos filtros na interface.
Outra funcionalidade disponível para a equipe de governança são os dashboards que trazem uma visão quantitativa e que pode ser acessado em:
Governança MDM > Dashboard MDM > Rejeitados
5.3. Tratamento de Duvidosos
O processo de identificação (matching) utiliza notas geradas por meio do algoritmo de verificação de duplicatas para indicar casos onde é necessário a criação de um novo golden record ou a associação do registro processado a um golden record existente.
Em casos onde a nota resultante do processo de matching não indica nenhum dos dois casos apontados anteriormente, chamamos o registro de Clerical ou Duvidoso.
Os registros duvidosos exigem análise manual para identificação da existência ou não de duplicidades. A curadoria desses casos é realizada via MD2 Quality Manager, na interface de Tratamento de Duvidosos, acessível em:
Governança MDM > Tratamento de Duvidosos
Nessa tela o usuário poderá trabalhar com uma série de filtros para focar exatamente onde deseja. Ele poderá escolher um determinado sistema, se é pessoa física ou jurídica e caso ele saiba o nome ou até mesmo o CPF/CNPJ ele poderá ir direto ao registro desejado.
Após clicar em Pesquisar, são retornados os registros inválidos que atendem ao requisitos aplicados no filtro
Ao fim, o usuário terá a lista de registros "pessoas" que estão como duvidosos e que atenderam aos filtros aplicados. Essa lista poderá ser exportada em formato Excel para um estudo mais aprofundado, assim como para enviar aos devidos responsáveis caso seja identificado alguma inconsistência. Após realizada a análise, o analista deverá atualizar a situação informando se o mesmo se trata de fato do Mesmo Cadastro, ou se é um Cadastro Diferente. Uma vez confirmada a sua operação essa informação é salva e na próxima execução do motor de qualidade do MDM, ele levará em consideração a informação recebida e o registro inicialmente considerado como duvidoso passará a integrar um Golden Record seja o mesmo cadastro se assim o analista assinalou ou como um cadastro diferente.
Outra funcionalidade disponível para a equipe de governança são os dashboards que trazem uma visão quantitativa e que pode ser acessado em:
Governança MDM > Dashboard MDM > Duvidosos
5.4. Cadastro e Edição de Golden Records
O CRUD MDM permite que os usuários com as devidas permissões possam cadastrar, visualizar, editar/atualizar e excluir dados de pessoas unificadas (Golden Record) através da interface da Consulta de Pessoas do MD2 Quality Manager, para posterior processamento no fluxo do MDM
Os seguintes domínios podem ser manipulados dentro desta funcionalidade: Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Documento. Endereço, Telefone, Contato Eletrônico, Perfil, Conta Bancária, Relacionamento e Sócio.