10. Governança do MDM
Quando fala-se de governança é sobre aplicar o uso de melhores práticas com o objetivo de gerar um ambiente eficiente no apoio a decisão, controlando os metadados de negócio e técnicos, assegurando-se da aplicação das políticas e regras corporativas sobre os dados.
10.1. Ativos de Dados - Termos
Um termo é uma palavra ou frase que descreve uma característica da empresa. Os termos são o bloco de construção fundamental do glossário. Ao criar um termo, você o define especificando suas propriedades. As propriedades de um termo lhe dão significado e o diferenciam de outros termos.
Todos os termos associados ao MDM estão documentados no InfoSphere Information Governance Catalog (IGC). Vão desde termos mais técnicos e bem específicos como STG, BIP, BUP, BCR, BQA a termos de negócio como Integração de Dados, Dados Pessoais e Dado Sensível.
Imagem ilustrativa do termo BUP
Imagem ilustrativa do Termo Dado Sensível
10.2. Ativos de Dados - Políticas
As políticas de governança são usadas para descrever e documentar as diretrizes, regulamentos, padrões ou procedimentos de sua organização para garantir que os ativos de dados e informações sejam gerenciados e usados de maneira adequada.
Assim como os termos, as políticas associadas ao MDM estão documentados no InfoSphere Information Governance Catalog (IGC) e estão agrupados dentro da hierarquia 01 - Políticas de Governança de Dados > 02 - Políticas de Gestão de Dados Mestre.
10.3. Ativos de Dados - Regras
Conjunto de passos e ações que permitem a modificação dos dados a partir das regras definidas junto a área de governança de dados. De acordo com suas regras de negócio, você pode determinar como seus dados são organizados, categorizados, enriquecidos e gerenciados.
Assim como os termos e as políticas as regras de dados (Padrinização, Enriquecimento, Crítica, Sobrevivência) associadas ao MDM estão documentados no InfoSphere Information Governance Catalog (IGC).
Imagem ilustrativa da lista de regras
Imagem ilustrativa da regra: Crítica Nome Nulo