Configurações / Parametrizações
Capítulo destinado a todas as configurações do Quality Manager
- Relatório de Consulta de Titulares
- Configuração de Senha
- Configuração Estrutura Organizacional
- Unidade
- Departamento
- Setor
- Grupo de Acesso
- Associação de Módulo ao Grupo de Acesso
- Usuários
- Configuração via LDAP
- Usuários Bloqueados
- Usuários de Serviço
- Configuração de Parâmetros
- Template Notificações
- Painel Controle Notificações
- Template Notificações Sistema
- Log Sistema
- Layout do Portal do Titular
- Interface de Administração para Diagnósticos
- Configuração Serviço de E-mail
- Configuração MDM
Relatório de Consulta de Titulares
Descrição: Responsável por gerar relatórios templates em formato word de consulta simples e consulta completa, no módulo MDM e em tratamento de ocorrências rápido. O usuário terá permissão de editar ou voltar ao padrão de fábrica. O relatório vem com o intuito de auxiliar o usuário em solicitações do direito do titular.
Como acessar: Configurações > Rel. Consulta Titulares.
Módulos relacionados: MDM, Consulta Pessoa, Ocorrências.
Palavras chaves: Ocorrência, Solicitação Titular.
Editando relatório de consulta de titulares
Para editar um Relatório de Consulta de Titulares, o usuário deverá clicar no botão de “Editar”, efetuar as alterações e clicar em “Salvar” para que as novas edições sejam gravadas.
O módulo de configuração de relatório de consulta de titular é composto por dois painéis, o da esquerda onde o usuário efetua as configurações do relatório e o da direita onde é feita a ordenação em que as informações serão exibidas.
Cabeçalho: Campo responsável por exibir informações guia da solicitação, como a data da solicitação do relatório e o número do protocolo em que a solicitação fará referência.
Neste campo o usuário poderá anexar a logo da empresa, clicando no botão “Selecionar arquivo”, e deverá seguir os seguintes parâmetros:
- Dimensão máxima logo: 400x400px
- Tamanho máximo suportado: 10 MB
- Formatos aceitos: *.gif, *.jpeg e *.png
Texto Livre – Inicial: Campo destinado para criação de texto livre, o conteúdo será a primeira informação que o usuário irá ler. O Campo aceita até 4000 caracteres e com o auxílio de um parâmetro, o nome do titular virá automaticamente conforme cadastrado no módulo MDM.
Dados Básicos: Campo destinado para selecionar quais dados serão exibidos no relatório, as informações selecionadas, serão exibidas de acordo com o que está cadastrado no módulo MDM.
Documento: Campo destinado para selecionar quais documentos serão exibidos no relatório, as informações selecionadas, serão exibidas de acordo com o que está cadastrado no módulo MDM.
Endereço: Campo destinado para selecionar quais informações do endereço serão exibidos no relatório, as informações selecionadas, serão exibidas de acordo com o que está cadastrado no módulo MDM.
Telefone: Campo destinado para selecionar quais informações do telefone de contato serão exibidas no relatório, as informações selecionadas, serão exibidas de acordo com o que está cadastrado no módulo MDM.
Contato Eletrônico: Campo destinado para selecionar quais informações do endereço serão exibidos no relatório, as informações selecionadas, serão exibidas de acordo com o que está cadastrado no módulo MDM
Relacionamentos - Campo destinado para selecionar quais informações de relacionamento serão exibidos no relatório, as informações selecionadas, serão exibidas de acordo com o que está cadastrado no módulo MDM
Texto Livre – Final: Campo destinado para criação de texto livre, o conteúdo será a última informação que o usuário irá ler. O Campo aceita até 4000 caracteres e com o auxílio de um parâmetro, o nome do titular irá vir automaticamente conforme cadastrado no módulo MDM.
Em relatórios de consulta completa, contamos com uma aba adicional de Anexo.
Anexo - Campo destinado para selecionar quais informações referente anexo serão exibidos no relatório, as informações selecionadas, serão exibidas de acordo com o que está cadastrado no módulo MDM.
- Enquadramento Legal - É exibido conforme o mapeado na etapa de tratamento de dados no Quality Manager.
- Compartilhamento efetivo - Ocorre quando efetivamente o dado pessoal foi compartilhado, para identificar a veracidade do compartilhamento, ficará registrado em log a ação de compartilhamento.
- Possibilidade de compartilhamento - No momento em que ocorre o mapeamento de dados, o usuário informa os possíveis compartilhamento de dados externo.
- Consentimento - O campo consentimento ele traz todas informações em que o titular deu seu consentimento à empresa, sendo preenchido pelo portal do titular (caso tenha) ou pelo QM no módulo Registro de consentimento. vigentes.
O painel de ordenação de abas, é responsável por organizar a ordem em que as informações serão exibidas. O usuário deverá clicar e arrastar para ordenar conforme desejar.
Os campos que possuem o símbolo do “cadeado”, são fixos e o usuário não conseguirá movê-los, conforme exemplos:
Redefinir relatório de consulta de titulares
Ao clicar no botão “Redefinir configurações”, todas as edições personalizadas feitas pelo usuário serão deletadas e o relatório de consulta de titular será restaurado para a forma original.
Pesquisando relatório de consulta de titulares
Para pesquisar por um relatório de consulta de titulares em específico, o usuário poderá efetuar a pesquisa por “Tipo Relatório” e por “Descrição” utilizando uma palavra-chave. Além de conseguir ordenar de “A - Z” e de “Z - A”.
Configuração de Senha
Descrição: Módulo responsável pela configuração da complexidade de senha para acesso ao Quality Manager.
Como acessar: Configurações > Configuração de Senhas
Módulos relacionados: Unidade, senha, usuário, acesso usuário
Palavras chaves: Senha, configuração de senha.
É importante ressaltar que os campos para preenchimento aceitam somente valores numéricos, exceto o campo “E-mail administrador da unidade”.
Dias Expiração: Definição de dias para que a senha possa expirar. Quando o contador de dias for atingido, o usuário terá que renovar a senha. Se definido 0 (zero), a senha nunca irá expirar.
Comprimento Mínimo: Definição de quantos caracteres mínimos serão necessários para formar a senha.
Mínimo Maiúsculas: Definição de quantos caracteres maiúsculos mínimos serão necessários para formar a senha.
Mínimo Numéricos: Definição de quantos caracteres numéricos mínimos serão necessários para formar a senha.
Mínimo Caracteres Especiais: Definição de quantos caracteres especiais mínimos serão necessários para formar a senha. Se definido 0 (zero), não terá caracteres especiais. Exemplos de caracteres especiais: @, #, $, &, * etc.
Máximo Caracteres Sequenciais: Definição de quantos caracteres em sequência serão permitidos para formar a senha. Por exemplo: AA, EEE, 111, etc.
Não repetir últimas senhas: Definição de quantas senhas anteriores o usuário não poderá repetir.
Validade das senhas temporárias (horas): Definição em horas para a senha temporária irá expirar.
Envia senha inicial? Flag ativada: ao cadastrar um novo usuário, um e-mail automático será enviado a ele, com uma senha inicial.
Segurança com reCaptcha? A autenticação utiliza o serviço reCaptcha como segurança adicional se a flag estiver habilitada e houver conexão com a internet.
Número de tentativas de acesso: Se informar:
- Zero (0): o sistema não controla o número de tentativas.
- Acima de 0 (zero): Caso o usuário errar o número definido, irá aguardar o prazo estipulado para uma nova tentativa de conexões.
Intervalo pós exceder o número de tentativas (minutos): Prazo estipulado, em minutos, para uma nova tentativa de conexão caso o usuário tenha errado o número definido previamente de tentativas de acesso.
E-mail do administrador da unidade: Campo para adicionar o e-mail do administrador da unidade, para comunicações do sistema.
Intervalo validade Portal: Refere-se à definição do tempo, em horas, que o usuário poderá permanecer logado sem realizar nenhuma ação no sistema. Após esse tempo, a conexão irá expirar. Caso o usuário informe zero (0), o sistema irá manter o padrão do tempo de conexão de 1h.
Política de senhas mínimas
A fim de evitar que os usuários cadastrem senhas fracas, visando a segurança do sistema, foi definido um padrão mínimo de senha, que o usuário deverá seguir:
- Dias Expiração: 90 (máximo);
- Comprimento mínimo: 8 (mínimo);
- Mínimo Maiúsculas: 1 (mínimo);
- Mínimo Numéricos: 1 (mínimo);
- Mínimo Caracteres Especiais: 1 (mínimo);
- Máximo Caracteres Seq.: 2 (máximo);
- Não repetir últimas senhas: 3 (mínimo);
- Validade das senhas temporárias (horas): 2 (máximo);
- Número de tentativas de acesso: 5 (máximo);
- Intervalo pós exceder o número de tentativas (minutos): 1 (mínimo);
- Intervalo Valid. Portal aberto: (horas): 2 (máximo).
Ao trocar ou cadastrar uma senha para acessar o MD2 Quality Manager, serão validadas se estiverem dentro da política mínima de segurança. Realizada a alteração todos os usuários que realizarem o acesso posterior a troca, precisarão redefinir suas senhas.
Configuração Estrutura Organizacional
Módulo destinado a configuração da estrutura organizacional do Quality Manager, envolvendo unidade, departamento e setor.
Unidade
Descrição: Módulo responsável pela configuração e parametrização da unidade do sistema.
Como acessar: Configurações > Estrutura Organizacional > Unidade.
Módulos relacionados: Configuração Unidade.
Palavra-Chave: Cadastro Unidade, Unidade.
Editando unidade
Para editar a unidade, o usuário deverá clicar no botão “Editar”, efetuar as alterações e na sequência, clicar em “Salvar” para que as informações sejam gravadas.
CNPJ: Incluir o CNPJ da empresa.
Nome fantasia: Campo destinado para inserção nome fantasia da empresa. Essa informação ficará visível no Quality Manager na parte superior direita, ao lado do nome do usuário logado.
Gestor: Campo para inserir o gestor da unidade responsável pela solução, lembrando que o usuário deverá estar cadastrado previamente no sistema.
Nome Responsável: Responsável da empresa.
E-mail: E-mail do responsável da empresa.
Site: Site respectivo da empresa, caso possua.
Telefone de Contato: Telefone de contato da empresa.
Celular: Celular de contato da empresa, caso tenha.
País: País onde a empresa está situada.
Estado: Estado onde a empresa está situada.
Cidade: Cidade onde a empresa está situada.
Endereço: Endereço completo da empresa. Essa informação será disposta no relatório de impacto de proteção de dados pessoais (RIPD).
Logo: Campo disponibilizado para anexo de imagens de logos dos departamentos, caso possua. Esse campo aceita arquivos de imagem de até 30 MB.
Informações do Encarregado
Campo destinado para inserção de dados do encarregado de proteção de dados pessoais (DPO). No Quality Manager essas informações ficaram disponíveis no relatório de impacto de proteção de dados pessoais (RIPD)
Nome Encarregado: Nome do encarregado de proteção de dados pessoais da empresa.
E-mail Encarregado: E-mail de contato do encarregado de proteção de dados pessoais da empresa.
Telefone contato Encarregado: Telefone de contato do encarregado de proteção de dados pessoais da empresa.
Endereço Encarregado: Campo para inserir o endereço do encarregado dos dados.
Departamento
Descrição: Módulo responsável pela criação de departamentos existentes na empresa, conforme estrutura.
Como acessar: Configurações > Estrutura Organizacional > Departamento.
Módulos relacionados: Parametrização, Unidade.
Palavras chaves: Departamento, Cadastro de departamento.
Criando departamento
Para criar um departamento, o usuário deverá clicar no botão “Cadastrar departamento”, em seguida, ele deverá preencher os campos que surgirão na tela.
Unidade: Informar a unidade que esse departamento irá pertencer.
Gestor: Informar quem é o gestor responsável por esse departamento.
Nome do Departamento: Informar o nome do departamento que está sendo criado.
Código Departamento: Informar código do departamento, caso a empresa possua. Esse campo aceita código alfanumérico.
Sigla: Informar a identificação por siglas desse departamento, caso possua. Esse campo aceita código alfanumérico e caracteres especiais.
Logo: Campo disponibilizado para anexo de imagens de logos dos departamentos, caso possua. Esse campo aceita arquivos de imagem de até 10 MB, nos formatos .gif, .jpeg e .png.
Editando departamento
Para alterar um departamento, o usuário deverá clicar no botão “Editar” e clicar em “salvar” para que as alterações sejam salvas.
Excluindo departamento
Para efetuar a exclusão de um departamento, o usuário deverá clicar no botão “Excluir”. Após a exclusão, não há a possibilidade de desfazer essa ação.
A exclusão do departamento ocorrerá somente se não estiver vinculado a um setor. Caso ocorra, o usuário receberá uma mensagem bloqueando a exclusão.
Pesquisando departamento
O usuário poderá escolher a melhor forma de pesquisa, pelo “Código”, “Nome”, “Sigla”, “Unidade” e “Gestor” do departamento. Para isso, ele deverá posicionar o cursor sobre as colunas e digitar o nome que procura.
Para organizar os departamentos em ordem alfabética, o usuário poderá dar um clique simples no formato escolhido.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Setor
Descrição: Módulo responsável pela criação de setores da empresa, conforme estrutura.
Como acessar: Configurações > Estrutura Organizacional > Setor.
Módulos relacionados: Estrutura Organizacional.
Palavras chaves: Setor, Configuração Setor.
Criando setor
Para criar um setor, o usuário deverá clicar no botão “Cadastrar setor”. Em seguida, preencher os campos solicitados.
Departamento: Escolher qual departamento esse setor pertence.
Setor Matriz: Caso o setor criado for subordinado a outro setor, informar nesse campo o nome do setor matriz. Caso contrário, não há necessidade de fazer alterações.
Gestor: Campo destinado para definir o gestor desse setor. Caso não exista, não há necessidade de fazer alterações.
Código Setor: Informar código do setor, caso a empresa possua esse tipo de identificação. Esse campo aceita código alfanumérico.
Nome setor: Campo destinado para informar o nome do setor que está sendo criado.
Sigla: Informar a identificação por siglas desse setor, caso a empresa possua esse tipo de identificação. Esse campo aceita caracteres alfanumérico e caracteres especiais.
Logo: Campo disponibilizado para anexo de imagens de logos dos departamentos, caso possua. Esse campo aceita arquivos de imagem de até 30 MB.
Editando setor
Para editar um setor, o usuário deverá clicar no botão “Editar”, efetuar as alterações e clicar em “Salvar”, para que as alterações sejam gravadas.
Excluindo setor
Para efetuar a exclusão de um setor, o usuário deverá clicar no botão “Excluir” e efetuar a confirmação da exclusão. Lembrando que não há a possibilidade de desfazer essa ação.
A exclusão do setor ocorrerá somente se não estiver vinculado a um usuário. Caso ocorra, o usuário receberá uma mensagem bloqueando a exclusão.
Pesquisando setor
O usuário poderá escolher a melhor forma de pesquisa, pelo “Código”, “Nome”, “Sigla”, “Setor Matriz”, “Departamento” e “Gestor”. Para isso, ele deverá posicionar o cursor sobre as colunas e digitar o nome que procura.
Para organizar os setores em ordem alfabética, o usuário poderá dar um clique simples no formato escolhido.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Grupo de Acesso
Descrição: Responsável pela associação de grupos onde os usuários terão diferentes níveis de permissão de acesso ao sistema.
Como acessar: Configurações > Estrutura Organizacional > Grupo.
Módulos relacionados: Parametrização, Permissão acesso.
Palavras chaves: Grupo de Acesso, Acesso.
Criando grupo de acesso
Para criar um grupo de acesso, é necessário clicar no botão “Cadastrar” e posteriormente, preencher as informações a seguir:
Nome: Campo destinado para cadastrar o nome do grupo que será criado.
Descrição: Breve descrição sobre o grupo que será criado.
Grupo de Acesso Subordinados: Área destinada para a criação e vinculação entre um grupo de acesso e seus grupos subordinados. Além disso, apenas será possível vincular um grupo de acesso a um usuário, caso seja o mesmo grupo do usuário logado ou grupo subordinado.
Editando grupo de acesso
Para editar um grupo, o usuário deverá clicar no botão “Editar”, efetuar as alterações e na sequência, clicar em “Salvar” para que as informações sejam gravadas.
Excluindo grupo de acesso
Para efetuar a exclusão de um grupo, o usuário deverá clicar no botão “Excluir” e efetuar a confirmação da exclusão. Lembrando que não há a possibilidade de desfazer essa ação.
A exclusão do grupo de acesso ocorrerá somente se não estiver vinculado a nenhum usuário ou grupo subordinado. Caso ocorra, o usuário receberá uma mensagem bloqueando a exclusão.
Pesquisando grupo de acesso
O usuário poderá escolher a melhor forma de pesquisa, pelo “Nome” e “Descrição”. Para isso, ele deverá posicionar o cursor sobre as colunas e digitar a palavra-chave.
Para organizar os departamentos em ordem alfabética, o usuário poderá dar um clique simples no formato escolhido.
Direitos autorais © 2021 MD2 Informática LTDA.
Associação de Módulo ao Grupo de Acesso
Descrição: Responsável pela parametrização de acesso dos usuários ao sistema Quality Manager.
Como acessar: Configurações > Estrutura Organizacional > Associação de Módulos ao Grupos de Acesso.
Módulos relacionados: Grupo Acesso, Permissões.
Palavras chaves: Parametrização Sistema, Permissões, Associação de Módulos.
Grupo de Acesso: O usuário deverá escolher qual o grupo de acesso irá efetuar as permissões. Após a escolha do grupo previamente criado, será exibido as opções de permissão de acesso.
Permissão para gravação: São dispostos quatro colunas para auxiliar o usuário nas permissões: “Modulo”, “Permite Acesso Módulo”, “Permite Gravação” e “Nível Acesso Registros”.
Módulo: Campo contendo qual módulo o usuário poderá configurar a permissão.
Permite acesso ao módulo? Campo para a ativação da permissão de acesso/visualização ao módulo.
Permite Gravação? Campo para a ativação da permissão de gravação (criação, edição e exclusão) no módulo de referência.
Nível de acesso: Nesta coluna, exibirá qual o nível e visualização o usuário terá, sendo eles:
- Todos os Registros – Terá visão de todo o sistema.
- Registro de seu Setor – Terá visão somente de informações cadastradas no setor em que está registrado seu usuário.
- Registro de seu Departamento - Terá visão somente de informações cadastradas no departamento em que está registrado seu usuário.
- Registro do Usuário Logado – Terá visão restrita de ações efetuadas pelo próprio usuário.
- Registro de Subsetor – Terá visão apenas de informações cadastradas nos setores, matrizes e subsetores.
Ações - Destinado para o usuário efetuar as configurações de permissões.
Campanha
Gestão de Campanhas – Habilita acesso ao módulo de visualização e criação de campanhas de marketing ou institucionais, detalhado no capítulo - Gestão de Campanhas.
Configurações
Módulo responsável pela liberação de permissões para configuração de parâmetros dos outros módulos dentro do Quality Manager.
Configuração Senhas: Responsável pela definição dos parâmetros que devem ser adotados na criação de senhas para os usuários dentro da unidade.
Configuração. LDAP - Responsável pela configuração de autenticação LDAP. É sugerido que essas definições sejam feitas pela equipe técnica. LDAP, Lightweight Directory Access Protocol, é um protocolo de Internet que e-mails e outros programas usam para procurar informações de um servidor.
Log Sistema: Responsável pela visualização de ações realizadas no sistema, como: utilização de senha incorreta, tentativa de conexão simultânea, dentre outras. São apresentadas principalmente ações relacionadas à segurança do sistema.
Usuários Bloqueados: Responsável pelo desbloqueio de usuários que excederam o limite de tentativas de validação de senha.
Usuários Serviços: Responsável pela criação de usuários de serviço que são utilizados para fazer a comunicação do Quality Manager com sistemas externos.
Configuração MDM: Responsável pela configuração da integração com o MDM.
Conf. Parâmetros: Responsável pela configuração de parâmetros do sistema relacionados ao envio de e-mail, comunicação com o MDM e Portal do Titular, dentre outras configurações.
Layout Port. Tit.: Responsável pela configuração da distribuição e do arranjo dos elementos gráficos do Portal do Titular.
Template Notificações: Responsável pela configuração das respostas padrões dos e-mails enviados no feedback da ocorrência, no módulo de tratamento de ocorrências. Esses templates poderão ser vinculados aos formulários de ocorrência.
Painel Controle Notificações: Responsável pela visualização do relatório de e-mails enviados e não enviados pelo sistema. Caso tenha ocorrido algum erro no envio, o relatório irá sinalizar.
Template Notificações Sistema: Responsável pela configuração do template dos e-mails de notificação enviados pelo sistema.
Int. Adm e Diag.(Interface de administração para diagnósticos): Responsável por exibir informações técnicas do servidor em tela.
Conf. Serviço de E-mail: Responsável pela configuração do serviço de e-mail que a ferramenta utiliza para disparo e recebimento de comunicações diversas.
Domínios
Categoria Indicadores: Responsável pela criação das categorias dos indicadores, exibida no cadastro de indicadores.
Tipos Ocorrência: Responsável pela criação de categorias de ocorrências, exibidas no cadastro de ocorrências.
Validação de Campos: Responsável pela criação de regras e expressões regulares para validar as informações cadastradas no Quality Manager como CPF, e-mail ou telefone, por exemplo.
Categoria Processos: Responsável pela criação das categorias dos processos, exibidas no cadastro de processos de negócio.
Categoria Risco: Responsável pela criação das categorias de riscos, exibidas na criação de um risco do processo.
Níveis Aprovação: Responsável pela configuração de níveis do workflow de aprovação de um processo de negócio.
Finalidade Tratamento: Responsável por criar os tipos de finalidades do tratamento de dados pessoais, relacionado ao módulo de Tratamento de Dados.
Agrupamento de Processos LGPD (Agp. Proc. LGPD): Responsável por criar agrupamentos de Processos/Produtos de Tratamento de Dados.
LGPD Componentes: Responsável por criar os domínios dos nomes dos componentes de origem e destino na aba 3 do processo de tratamento de dados (Alteração exclusiva para mapeamentos sem importação automática do fluxo).
Técnicas de Segurança: Responsável por criar os domínios das técnicas de segurança aplicadas no tratamento de dados.
Grupos/Sub. Checklist: Responsável por criar grupos e subgrupos do checklist de processos de negócio.
Disp. Endereço Físico: Responsável por cadastrar um novo tipo de dispositivo de endereço físico para a solução.
Rel. Impacto: Responsável por parametrizar o relatório de impacto do módulo de Tratamento de Dados, tais como perguntas/diretrizes adicionais.
Perfil da Pessoa: Responsável por cadastrar os tipos de perfil do titular da informação referente ao módulo de Tratamento de Dados.
Dados Pessoais: Responsável por cadastrar os tipos de dados pessoais coletados referentes ao módulo Tratamento de Dados.
Tipos de Documento GED: Responsável por acessar e editar todos os documentos cadastrados no Quality Manager.
Cargos: Responsável por cadastrar os tipos de cargos de uma empresa, utilizado no módulo cadastro de usuários.
Estrutura organizacional
Usuário: Responsável pela visualização e edição das informações referentes aos usuários.
Grupos: Responsável pela criação dos grupos de acesso que serão definidos para os usuários.
Assoc. Módulos: Responsável por vincular permissões de acesso aos grupos definidos.
Setor: Responsável pela visualização, edição e criação dos setores da unidade.
Departamento: Responsável pela visualização, edição e criação dos departamentos da unidade.
Unidade: Responsável pela visualização e edição das informações da unidade.
Estrut. Organizacional: Referente à visualização da estrutura organizacional da unidade.
Especificamente nessa seção, a última coluna “Nível acesso registro”, também será responsável pela visualização dos itens usuários, setores e departamentos nos demais módulos, ou seja, mesmo que o grupo não tenha acesso a visualização, criação ou edição, será necessário habilitar a visão relacionada a estrutura organizacional.
Gestão de Documentos
Gestão de Documentos: Responsável por liberar módulo para gestão eletrônica de documentos da solução.
Ao habilitar a permissão de gravação é liberado a ação de configurar o perfil administrador, com perfil administrador usuários selecionados terão a permissão de configurar outros usuários a manipular documentos no GED com permissões especiais.
Governança MDM
Rel. Consulta Titulares: Responsável por habilitar a utilização do relatório de consulta de titulares.
Consulta de Pessoas: Responsável por liberar o Quality Manager para efetuar consultas de pessoas no MDM.
Tratamento de Inválidos: Responsável por liberar o Quality Manager para efetuar consulta de tratamento de inválidos no MDM.
Tratamento de Duvidosos: Responsável por liberar o Quality Manager para efetuar consultas de tratamento de duvidosos no MDM.
Eventos x Processo: Responsável por permitir que os usuários façam a vinculação dos processos aos domínios de eventos do MDM de forma simples e intuitiva
Visão Geral: Responsável por liberar a visualização dos Dashboards relacionado ao módulo MDM,
Rejeitados: Responsável por liberar a visualização dos Dashboards relacionado ao rejeitados do módulo MDM,
Duvidosos: Responsável por liberar a visualização dos Dashboards relacionado aos duvidosos do módulo MDM,
Controle de Carga: Responsável por liberar a visualização dos Dashboards relacionado ao controle de carga do módulo MDM,
Quantitativos: Responsável por liberar a visualização dos Dashboards relacionado aos quantitativos do módulo MDM,
Unificação: Responsável por liberar a visualização dos Dashboards relacionado a unificação do módulo MDM.
Indicadores
Cad. de Indicadores: Responsável por cadastrar os indicadores.
Folha de Dados: Responsável pela liberação de visualização dos dados cadastrados em Dicionário de Dados.
Gráfico: Permissão para criar os dashboards.
Visualização: Permissão para visualizar os dashboards.
Ocorrências
Formulário Ocorrências: Responsável pela criação de formulários para o cadastro de ocorrências.
Dash Ocorrências: Responsável pela visualização de dashboards relacionados às ocorrências cadastradas.
Cadastro de Ocorrências: Responsável pelo cadastro de ocorrências.
Trat. das Ocorrências: Responsável pelo tratamento das ocorrências, ao clicar no botão de configurar, estará disponível a permissão para exclusão de ocorrências, sugerimos que apenas usuários selecionados tenha essa permissão.
Processo
Painel Tarefas: Responsável pela visualização do painel de tarefas.
Tratamento de Dados: Responsável pelo cadastro de processos de tratamento de dados.
LGPD Dashboards: Responsável pela visualização de Dashboards relacionados aos processos de negócio.
Registro de Consentimento: Responsável pela visualização e gerenciamento dos registros de consentimentos cadastrados para os titulares.
Enquadramento: Responsável pela visualização de Dashboards referentes à gestão de enquadramento.
Não enquadrados: Responsável pela visualização de Dashboards referentes aos tratamentos de dados não enquadrados.
Alerta Anonimização: Responsável pela visualização de Dashboards referentes a atualizações de anonimização no MDM.
Consentimento: Responsável pela visualização de Dashboards relacionados à gestão de consentimento.
Área Imp. LGPD: Responsável por gerar documentos referentes aos processos de tratamento de dados, como por exemplo: relatório de impacto, mapeamento de dados e exportação de dados em planilha.
Cadastro de Processo: Responsável pela visualização e cadastro de processos de negócio.
Estatísticas Processo: Responsável pela visualização de Dashboards relacionados aos processos de negócio.
Cadastro Checklist: Responsável pelo cadastro de checklists que podem ser relacionados aos processos de negócio.
Processos bloqueados: Responsável pela liberação de processos de negócio bloqueados por outros usuários.
Trocar Autor: Responsável por alterar o autor no processo desejado.
Exportação de Processos: Responsável por permitir que o usuário tenha acesso a ação de importar/ exportar os processos de negócios.
Categoria Causa: Responsável pelo cadastro de categorias do diagrama de Ishikawa utilizado nas etapas 2 e 3 (definição e análise) do tratamento de ocorrências.
Relatórios
Relatórios básicos: Responsável por permitir que o usuário tenha acesso aos relatórios do Quality Manager, sendo eles Relatórios de Ocorrências, Processo, Tratamento de Dados, Gestão eletrônica de documentos, treinamentos, tarefas e Estrutura Organizacional
Itens Checklist: Relatório de processos e detalhe dos itens de checklist.
Treinamento
Instrutores: Responsável pelo cadastro de instrutores, podendo ser ou não um usuário da aplicação.
Cadastro de Treinamentos: Responsável pelo cadastro de treinamentos.
Disponíveis: Responsável pela disponibilização dos treinamentos para os usuários.
Exportações: Responsável pela exportação de treinamentos.
Workflow
Workflow Aprovação: Responsável pela configuração de níveis do workflow de aprovação.
Painel de Aprovação: Responsável por exibir o módulo de aprovação.
Relatório de auditoria
Possibilidade de exportar em .xls e .csv o relatório de todos os usuários cadastrados na ferramenta e suas permissões de acesso, contendo os campos usuário, login, grupo de acesso, permite acesso ao módulo, permite gravação e nível de acesso registro.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Usuários
O Quality Manager possui duas formas de autenticar e autorizar um usuário do sistema. São elas:
- Autenticação standalone: através dos usuários cadastrados na própria base de dados. Essa é a configuração padrão.
- Autenticação LDAP (Lightweight Directory Access Protocol).
Configuração via solução
Descrição: Módulo responsável pela criação dos usuários que irão acessar o Sistema Quality Manager.
Como acessar: Configurações > Estrutura Organizacional > Usuários.
Módulos relacionados: Configurações.
Palavras chaves: Usuário, criando usuário.
Por padrão do sistema, algumas colunas do campo de exibição dos usuários já são exibidas. Caso o usuário necessite visualizar esse campo com informações mais objetivas ou detalhadas, deverá clicar no menu superior direito da página, onde é exibido o botão de “Gerenciar Colunas” e aplicar as informações para serem exibidas.
Criando usuário via solução
Para criar o usuário via solução, o usuário deverá clicar no botão “Cadastrar Usuário” e preencher as informações necessárias. Após informações preenchidas, o usuário deverá clicar em salvar, para que as informações sejam gravadas.
Idioma: Campo destinado para seleção do idioma no MD2 Quality Manager, com opções entre “Português e Inglês”.
Grupo Acesso: Campo destinado para inserir o grupo em que o usuário terá acesso e quais serão suas permissões de acesso.
Setor: Campo destinado para inserir o setor em que o usuário irá pertencer. Após selecionado o setor, a Unidade e o Departamento, vinculados a ele, aparecerão automaticamente.
Superior Direto: Campo destinado para inserir o superior do usuário.
Cargo: Campo destinado para inserir o cargo do usuário que está sendo cadastrado (Criado em Domínios).
CPF: Campo destinado para inserir o CPF do usuário que será cadastrado.
Login: Campo destinado para inserir o login de acesso que o usuário terá no sistema.
Senha: Campo destinado para inserir a senha de acesso do usuário no sistema, seguindo as regras definidas pela configuração de senha.
Confirme a Senha: Campo destinado para confirmar a senha definida no item anterior.
E-mail: Campo destinado para inserir o e-mail do usuário que será cadastrado no sistema. Notificações e alertas do sistema designado ao usuário serão enviados para o e-mail cadastrado nesse campo, como por exemplo, esquecimento de senha. Essa informação é exibida na estrutura organizacional.
Telefone Contato: Campo destinado para inserir o telefone de contato do usuário. Essa informação é exibida na estrutura organizacional.
Celular: Campo destinado para inserir o celular do usuário. Essa informação é exibida na estrutura organizacional.
Status: Campo destinado para informar o status do usuário, caso nenhuma das informações sejam selecionadas o usuário será considerado como Ativo.
- Desligado? Caso o usuário cadastrado esteja desligado da empresa e não deve ter mais acesso ao sistema, esse checkbox deverá ser ativado. No campo filtro na tela principal do módulo o usuário poderá visualizar todos os usuário cadastrados com o status desligado.
- Afastado? Caso ocorra o afastamento/ férias do usuário e o gestor não queira que ele tenha acesso ao sistema, esse checkbox deverá ser ativado. No campo filtro na tela principal do módulo o usuário poderá visualizar todos os usuário cadastrados com o status Afastado.
Alterar senha no Logon? Ao criar o usuário, caso necessite de uma troca desenha por segurança, esse checkbox deverá ser ativado. Assim que o novo usuário efetuar o primeiro acesso, será solicitado uma alteração de senha.
Imagem: Campo destinado para anexar a imagem do usuário. A imagem anexada neste campo será exibida na estrutura organizacional da empresa.
Remover usuário: Caso o usuário deseja remover o usuário cadastrado do sistema poderá utilizar essa opção.
Editando usuário via solução
Para editar um usuário, deverá clicar no botão “Editar”, efetuar as alterações e clicar em “Salvar” para que as alterações sejam gravadas.
Excluindo usuário via solução
A exclusão de um usuário ocorrerá de forma lógica, já que o usuário fica apenas desativado, não havendo possibilidade de acesso direto ao Quality Manager. Entretanto, o nome do usuário e as informações vinculadas a ele ficarão visíveis. O usuário poderá utilizar o botão de remover o usuário dentro do cadastro onde contém todas suas informações.
Pesquisando usuário via solução
O usuário poderá escolher a melhor forma de pesquisar via solução, pelo “CPF”, “Nome”, “Unidade Matriz”, “Cargo”,” Departamento”, ”Superior Direto” e ”Grupo”. Para isso, deverá posicionar o cursor sobre as colunas e digitar a palavra-chave.
Para organizar os grupos em ordem alfabética, deverá apenas dar um clique simples no formato escolhido.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Configuração via LDAP
Descrição: Caso a empresa opte por utilizar este tipo de configuração que acessa informações de diferentes software de computador, o responsável deverá entrar em contato com a equipe técnica MD2.
Como acessar: Configurações > Configuração LDAP.
Módulos relacionados: Criando usuário.
Palavras chaves: LDAP, usuário LDAP, Configurando LDAP.
Os serviços de diretórios compatíveis são:
- Active Directory (plataforma Windows).
Para habilitar a integração LDAP, deve-se acessar o sistema usando um usuário com permissão de acesso e escrita na funcionalidade “Configuração LDAP” do menu “Configurações”. No formulário de Cadastro de Configurações da Integração LDAP, deve ser informado os seguintes campos:
Servidor de Domínio: Endereço IP ou DNS (Domain Name System) do servidor LDAP.
Porta: TPC (Transmission Control Protocol) de acesso ao serviço.
SSL: “Checkbox” que habilita a segurança por SSL (Secure Sockets Layer).
Domínios: Nome do domínio LDAP no formato DC= [Nome Empresa], DC= [Sufixo, ex:com], DC= [Sufixo, ex:br].
Usuário: Usuário LDAP com permissão de pesquisa na árvore de domínio.
Senha: Senha do usuário LDAP informado no campo anterior.
Departamento Padrão: Departamento padrão do novo usuário a ser criado caso não exista na base local.
Setor Padrão: Setor padrão do novo usuário a ser criado caso não exista na base local.
Integração LDAP: “Checkbox” que habilita a integração LDAP com sistema Quality Manager.
Caso o campo Integração LDAP não esteja habilitado, a integração não será efetivada.
Os principais campos são:
- Servidor de Domínio.
- Porta
- Domínio.
- Usuário.
- Senha
Preenchendo os campos acima, a configuração pode ser testada através do botão “Teste”. Este, valida as informações, tentando realizar uma conexão com o servidor LDAP e realiza uma pesquisa na árvore. Uma mensagem de erro ou sucesso será exibida conforme o resultado do teste. As informações poderão ser salvas a qualquer momento acionando o botão “Salvar”, mas a integração LDAP só será efetivada se a opção Integração LDAP for acionada.
Uma vez habilitada a Integração LDAP, a tela de login envia os dados (usuário e senha) ao servidor LDAP configurado. Esse servidor se encarregará de autenticar o usuário.
Caso o usuário for autenticado, será recuperado do mesmo servidor a hierarquia de grupos aos quais o usuário pertence, para que o Quality Manager realize o processo de autorização seguindo o fluxo abaixo.
Exemplo de configuração no Active Directory:
Deve-se criar a Unidade Organizacional chamada “QualityManager” e dentro dela devem ser criados os grupos de acessos com nomes exatamente iguais ao configurados no Quality Manager.
Dentro de cada grupo de acesso devem ser associados os respectivos usuários. Um cenário explicativo:
- Foi instalado o QM, sem LDAP, e criado os usuários “usuario1” e “usuario2”.
- O “usuario1” criou o “processo1” e o “usuario2” criou o “processo2”.
- Foi habilitado o uso do LDAP no QM.
- Somente o “usuario1” existe no LDAP. Vale ressaltar que o nome tem que ser exatamente igual “usuario1” no QM e “usuario1” no LDAP.
- O “usuario2” não conseguirá logar no QM.
- O “usuario1” conseguirá logar no QM, visualizará os seus processos normalmente. E se tiver permissão, conseguirá ver os processos do “usuario2” (e não saberá que o “usuario2” não consegue se autenticar mais).
- Cria-se o usuário “usuario3” no LDAP. Não é necessário cadastrar também no QM. No momento do seu primeiro login, sua criação é feita automaticamente no QM.
OBS: A árvore do AD (Active Directory) contendo os grupos de usuários, pode ser customizada no MD2 Quality Manager de acordo com a configuração presente no cliente, essa modificação pode ser realizada na interface de parâmetros. Através do parâmetro mostrado abaixo, no qual é informado o nome do diretório raiz dos grupos. Por exemplo, caso o cliente não deseje utilizar ou já possua esquema diferente do padrão (QualityManager), onde no qual o mesmo pode ser alterado no parâmetro qm.app.ldap.rootLdapGroup a aplicação passa a considerar o valor deste parâmetro no momento da autenticação.
Caso o usuário tente conectar na aplicação utilizando o login antes da integração do LDAP, o acesso será negado e será exibido a seguinte mensagem:
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Usuários Bloqueados
Descrição: Módulo destinado para visualização dos usuários que estão bloqueados no sistema ou bloqueando algum processo no sistema.
Como acessar: Configuração > Usuários Bloqueados.
Módulos relacionados: Processos bloqueados, Usuários bloqueados.
Palavras chaves: Usuários Bloqueados.
Tipo bloqueio: O usuário deverá selecionar qual o tipo de bloqueio ele gostaria de efetuar a liberação, sendo eles:
- Conexão em aberto: Ocorre quando o usuário não finaliza a sessão que está em aberto ou quando sai de forma errônea do sistema.
- Excesso de tentativas de conexão sem sucesso: Ocorre quando o usuário tenta acessar o sistema com erro no login ou na senha. Após 3 tentativas erradas, o sistema bloqueia a conta de forma automática, sendo necessária a solicitação de uma nova senha.
A liberação de um usuário ocorre de duas formas:
Liberação individual: O usuário deverá clicar no botão de ação “check” para que a liberação possa ser efetuada.
Liberação em Grupo: Deve-se clicar em “Liberar”, liberando assim todos os usuários que estão bloqueados.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Usuários de Serviço
Descrição: Módulo destinado à criação, edição e exclusão de usuários de serviços. Os usuários de serviços são aqueles que acessam a aplicação via API (Application Programming Interface), e são usados somente nas funções disponibilizadas nos webservices da aplicação.
Como acessar: Configurações > Usuários Serviço.
Módulos relacionados: Ocorrências, Tratamento de Ocorrências.
Palavras chaves: Usuários Serviço, Usuários.
Criando usuário de serviço
Para criar um usuário de serviço, é necessário clicar no botão “Cadastrar usuário” e preencher as informações abaixo:
Grupo Acesso: Grupo em que o usuário terá acesso e quais serão as permissões que irá acessar.
Setor: Setor em que o usuário irá pertencer. Após a seleção do setor, a Unidade vinculada a ele é identificada automaticamente.
Login: Criar o acesso do usuário no sistema.
Senha: Criar a senha para o usuário no sistema, seguindo as regras definidas pela configuração de senha.
Confirme a Senha: Confirmar a senha definida no item anterior.
E-mail: Campo destinado para inserir o e-mail do usuário que será cadastrado no sistema. Caso ele se esqueça da senha, o e-mail para configuração de uma nova senha será encaminhado para o e-mail cadastrado neste campo.
Ativo? Caso o usuário cadastrado esteja ativo, esse checkbox deverá ser ativado.
Editando usuário de serviço
Para editar um usuário, deve-se clicar no botão “Editar”, efetuar as alterações e não se esquecer de clicar em “Salvar” para que as alterações sejam gravadas.
Excluindo usuário de serviço
A exclusão de um usuário ocorrerá de forma lógica, já que o usuário fica apenas desativado, não havendo possibilidade de acesso direto ao MD2 Quality Manager. Entretanto, o nome do usuário e as informações vinculadas a ele ficarão visíveis.
Pesquisando usuário de serviço
O usuário poderá escolher a melhor forma de pesquisar, pelo, “Nome”, “Grupo”, “Setor”, “Unidade Matriz”, “E-mail” e “Unidade”. Para isso, deve-se posicionar o cursor sobre as colunas e digitar a palavra-chave.
Para organizar os grupos em ordem alfabética, deve-se apenas dar um clique simples no formato escolhido.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Configuração de Parâmetros
Descrição: Módulo de configuração responsável por definir parâmetros que serão utilizados pelo sistema.
Como acessar: Configurações > Configurações Parâmetros.
Módulos relacionados: Configurações.
Palavras chaves: Parâmetros.
Filtros: Responsável por realizar pesquisas de parâmetros cadastrados nesse Módulo.
- Nome Parâmetro: Campo destinado para inserir o nome do parâmetro que será pesquisado.
- Pesquisar: Deve-se clicar no botão para realizar a pesquisa.
- Limpar Filtros: Após efetuar a pesquisa, clicar nesse para limpar o filtro utilizado.
Importar: Responsável por importar parâmetros para o sistema. Aceita somente arquivo “properties”. Tamanho máximo 10MB.
Parâmetros: Responsável pela exibição dos parâmetros cadastrados no sistema.
Criando Parâmetro
Para criar um parâmetro, será necessário clicar no botão de “Cadastrar Parâmetro” e preencher os campos, conforme imagem abaixo:
Nome Parâmetro: Nome que o parâmetro irá receber.
Valor Parâmetro: Valor que se dará ao parâmetro, sendo numérico, alfabético ou alfanumérico.
Nome do Grupo: É possível adicionar o parâmetro a um grupo específico.
Selecionar: Por padrão, o parâmetro vem com o termo “inativo”. Após o preenchimento das informações, deve-se alterar para “ativo”.
Editando Parâmetro
Para editar um parâmetro, deve-se clicar no botão de “Editar”, realizar as alterações e clicar no botão de “Salvar”. Caso haja a necessidade de cancelar a edição, deve-se clicar no botão “Cancelar”.
Excluindo Parâmetro
Para efetuar a exclusão do parâmetro, deve-se clicar no botão de “Remover Parâmetro”. Uma informação de confirmação da exclusão será exibida na tela.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Template Notificações
Descrição: Módulo responsável por realizar os cadastros dos modelos de resposta padrão no feedback da ocorrência (Etapa 5), no módulo de tratamento de ocorrências. Após configuração do template de resposta, o modelo poderá ser relacionado a um formulário de ocorrências, lembrando que cada formulário poderá ter um modelo de resposta padrão.
Como acessar: Configurações > Template Notificações.
Módulos relacionados: Notificações, Configurações, Formulários e Tratamento de ocorrências.
Palavras chaves: Notificações, Template Notificações, Modelo, e-mail.
Criando Templates
Para criar template de notificações será necessário clicar no botão de “Cadastrar template” e preencher as informações solicitadas.
Nome Template: Campo destinado para inserir o nome que o template irá receber.
Descrição Template: Campo destinado para uma breve descrição sobre a notificação cadastrada.
Conteúdo Template: Campo destinado para livre criação do conteúdo.
Como pode-se ver a ferramenta dará o auxílio para personalização do conteúdo, com apoio de ferramentas gráficas:
- Tamanho da fonte;
- Opção de escrita em negrito;
- Opção de escrita em itálico;
- Opção de escrita em título H1;
- Opção de escrita em título H2;
- Opção de anexar imagem;
- Opção de formatação de todo o texto. Para limpar todas as edições de texto efetuadas, pode-se clicar em “Tx” e voltar com o padrão default definida do sistema.
Ao realizar o preenchimento de todas as informações, deve-se clicar no botão “Salvar” para finalizar a criação do template. Caso não haja necessidade de gravar as informações inseridas, deve-se clicar no botão “Cancelar”.
Editando Templates
Para alterar um template de notificações, deve-se clicar no botão de “Editar” e efetuar as edições. Após isso, deve-se clicar em “Salvar” para que as novas edições sejam gravadas.
Excluindo Templates
Para excluir um template de notificações, deve-se clicar no botão de “Excluir” e efetuar a confirmação de exclusão. Lembrando que não há possibilidade de resgaste do template após a exclusão.
Após a confirmação de exclusão, o usuário receberá uma mensagem que a exclusão ocorreu com sucesso.
Pesquisando Templates
Para pesquisar por um template de notificação, o usuário poderá efetuar a pesquisa tanto pelo “Nome Template”, quanto por “Desc. Template”, utilizando uma palavra-chave. Além de conseguir ordenar de “A - Z” e de “Z - A”.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Painel Controle Notificações
Descrição: Painel responsável por exibir as notificações geradas no MD2 Quality Manager.
Como acessar: Configurações > Painel Ctr. Notificações.
Módulos relacionados: Notificações.
Palavras chaves: Notificações, Filtro notificações.
Filtros: Responsável por realizar pesquisas de notificações.
Somente não enviadas?: Ativar essa flag quando o intuído da pesquisa for para notificações que não foram encaminhadas.
E-mail destinatário: Filtro para realizar a pesquisa focando em um único destinatário de e-mail.
Título mensagem: Filtro para realizar a pesquisa focando no título do destinatário da notificação.
Data Notificação: Filtro para realizar a pesquisa focando em datas que as notificações foram enviadas.
Gestão de notificações: Aba responsável por exibir todas as notificações criadas no sistema.
Título: Campo destinado para visualização do título que a notificação recebeu, configurado anteriormente em template de notificações do sistema.
Destinatário: Campo destinado para visualização do destinatário que a notificação foi encaminhada.
Data Criação: Exibe a data de criação da notificação.
Data Notificação: Exibe a data de envio da notificação.
Protocolo: Exibe o número do Protocolo gerado no momento em que o sistema envia a notificação ao usuário.
Status: Informação visual exibindo se a notificação foi encaminhada com sucesso ou não.
Ações: Selecionar esse checkbox caso haja necessidade de reenviar ao usuário a notificação que apresentou falha.
Ao clicar no botão “Enviar todas as notificações selecionadas”, todas as notificações selecionadas serão enviadas.
Ao clicar no botão “Atualizar Status”, a página será atualizada e exibirá todas as novas notificações.
Ao clicar no botão “Colunas”, o usuário poderá escolher quais colunas serão exibidas no painel de gestão de notificações.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Template Notificações Sistema
Descrição: Templates de notificação padrão do sistema, onde o usuário terá permissão de editar ou voltar ao padrão de fábrica. As notificações do sistema são alerta estabelecidos na solução com o objetivo de notificar o usuário através de um e-mail, como por exemplo: alteração de senha, esquecimento de senha, tarefa designada etc.
Como acessar: Configurações > Template Notif. Sistema.
Módulos relacionados: Templates Notificação.
Palavras chaves: Notificação, Sistema, Template, E-mail.
Editando Template Notificações Sistema
Para editar um Template de Notificações do Sistema, o usuário deve clicar no botão de “Editar”, efetuar as alterações e clicar em “Salvar” para que as novas edições sejam gravadas.
Tipo do Template: Essa informação é bloqueada para edição.
Título Template: Campo destinado para inserir o nome que o template de notificação irá receber.
Descrição Template: Campo destinado para descrição da notificação.
Parâmetros: Parâmetro do sistema onde auxilia o envio de uma notificação automática para qualquer usuário. O código com o “$” representa a notificação personalizada com o nome do usuário, conforme o exemplo acima. Abaixo todos os parâmetros existentes por relatórios.
$nomeUsuario |
$nomeAcao |
$senhaCadastro |
$novaSenha |
$dataAbertura |
$nrProtocolo |
$nomeGestor |
$dataFeedback |
$dtAbertura |
$nomeOcorrencia |
$nmForm |
$nomeGerente |
$nomeResponsavel |
$nomeTarefa |
$numeroTentativas |
$nomedocumento |
$numdiasvencimento |
$planoAcao |
$statusdocumento |
$dataInicio |
$numeroProtocolo |
$categoriadocumento |
$dataFim |
$dtfimvigenciadocumento |
$nomeUsuarioCriacao |
|
|
Conteúdo template: Campo destinado para livre criação do conteúdo.
Restaurar Template Notificações Sistema
Ao clicar no botão “Restaurar para o template original”, todas as edições personalizadas feitas pelo usuário serão deletadas e a notificação template será restaurada para a forma original.
Pesquisando Template Notificações Sistema
Para pesquisar por um template de notificações sistema em específico, o usuário poderá efetuar a pesquisa tanto pelo “Título Template”, quanto por “Desc. Template” ou “Tipo Template” utilizando uma palavra-chave. Além de conseguir ordenar de “A - Z” e de “Z - A”.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Log Sistema
Descrição: Módulo responsável por acompanhar logs (registros) úteis para auditoria. Apresenta informações de login, logon e erros de senha. Esse componente também gerencia os acessos à aplicação.
Como acessar: Configurações > Log do Sistema.
Módulos relacionados: Configurações.
Palavras chaves: Log, Log sistema, Log do sistema.
Código: Número de registro do log.
Data Registro: Exibe a data e a hora do log.
IP Usuário: Identificação única para cada computador conectado a uma rede.
Agente: Linha de texto que identifica o navegador e o sistema operacional do usuário para o servidor web (site).
Tipo: Indica o tipo de registro. Seguem algumas opções que serão exibidas:
- Alteração do grupo do usuário;
- Associação de módulos aos grupos de acesso;
- Erro de autenticação;
- Exclusão de documento
- Exclusão de ocorrência
- Falha no logon;
- Log de acesso
- Processo desbloqueado.
Descrição Curta: Breve descrição do ocorrido ao registrar o log.
Acompanhamento de logs via sistema
A aplicação gera logs em:
/var/log/tomcat9/*
E o banco de dados em:
/var/log/postgresql/*
Estes podem ser monitorados para acompanhar a saúde da aplicação, e devem ser enviados para equipe de suporte, se necessário.
Exportando acompanhamento de logs
Para efetuar a exportação dos registros de log, é necessário clicar no botão “Exportar p/Excel”. Será solicitado que o usuário escolha um diretório para efetuar o download do arquivo.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Layout do Portal do Titular
Descrição: Módulo destinado à configuração e personalização do portal do titular.
Como acessar: Configurações > Layout do Portal do Titular.
Módulos relacionados: Portal do Titular.
Palavras chaves: Layout, Portal do Titular.
Salvar: Após alteração nos parâmetros, deve-se clicar em salvar para que as edições sejam gravadas.
Limpar: Ao clicar em cancelar, todas as informações cadastradas retornarão para o último parâmetro gravado.
Valores de Fábrica: Ao clicar no botão “Valores de fábrica”, todas as alterações efetuadas serão apagadas e voltarão para o modo full do sistema,
Preview do layout do Portal do Titular: Qualquer edição efetuada no menu à esquerda será exibida de forma instantânea na aba à direita, identificando como as alterações ficarão dispostas no portal do titular.
Editando Cabeçalho
Incluir Cabeçalho? Caso o “checkbox” esteja selecionado, será exibido o cabeçalho e irá abrir as seguintes informações para edição:
Cor de fundo do cabeçalho: Campo destinado para personalizar qual será a cor de fundo que o cabeçalho irá receber.
Logo do cabeçalho: Campo destinado para anexar a logo da empresa que será exibida no Portal do Titular.
Texto do título do cabeçalho (máx. 70 caracteres): Campo destinado para definir um título para o portal do titular, podendo chegar até 70 caracteres.
Tamanho da fonte do título do cabeçalho (até 48px): Campo destinado para definir o tamanho da fonte que o título do formulário irá receber. Tamanho máximo da fonte é de 40px.
Cor da fonte do título do cabeçalho: Campo destinado para definir qual a cor o título do formulário irá receber.
Espaço entre o cabeçalho e o corpo da página (até 30px): Campo destinado para definir o espaçamento entre cabeçalho e o formulário. Tamanho máximo da fonte é de 30px.
Editando Corpo
Largura da página (até 1048px): Largura definida pelo usuário de como o formulário se estruturará na tela.
Texto de bem-vindo (máx. 70 caracteres): Campo destinado para criar uma mensagem curta, que ficará posicionada logo abaixo do título.
Tamanho da fonte do texto de bem-vindo (até 30px): Campo destinado para definir o tamanho da fonte que a mensagem de boas-vindas do formulário irá receber. Tamanho máximo da fonte é de 30px.
Cor da fonte do Texto de bem-vindo da página: Campo destinado para definir qual a cor a mensagem de boas-vindas do formulário irá receber.
Tamanho da fonte dos subtítulos da página (até 30px): Campo destinado para definir o tamanho da fonte que o subtítulo do formulário irá receber. Tamanho máximo da fonte é de 30px.
Cor da fonte do Texto de subtítulos da página: Campo destinado para definir qual a cor o subtítulo do formulário irá receber.
Tamanho da fonte dos textos especiais da página (até 30px): Campo destinado para definir o tamanho da fonte que os textos especiais do formulário que irão receber. Tamanho máximo da fonte é de 30px.
Cor da fonte dos textos especiais da página: Campo destinado para definir qual a cor da fonte dos textos especiais do formulário.
Tamanho da fonte dos labels da página (até 30px): Campo destinado para definir o tamanho da fonte dos labels do formulário. Tamanho máximo da fonte é de 30px.
Cor da fonte dos labels da página: Campo destinado para definir qual a cor da fonte dos labels do formulário.
Tamanho da fonte do item do menu (até 30px): Campo destinado para definir o tamanho da fonte que a mensagem de boas-vindas do formulário irá receber. Tamanho máximo da fonte é de 30px.
Cor da fonte do item do menu: Campo destinado para definir qual a cor os itens do menu do formulário irão receber.
Cor de fundo do botão de ação: Campo destinado para definir qual a cor de fundo do botão de ação que o formulário irá receber.
Cor do texto do botão de ação: Campo destinado para definir qual a cor do texto do botão de ação que o formulário irá receber.
Cor de fundo do botão de ação selecionado: Campo destinado para definir qual a cor de fundo do botão de ação selecionado que o formulário irá receber.
Cor do texto do botão de ação selecionado: Campo destinado para definir qual a cor do texto do botão de ação selecionado que o formulário irá receber.
Editando Rodapé
Espaço entre o formulário e o rodapé (até 30px): Campo destinado para definir o espaçamento entre o final do formulário e o rodapé da página. Tamanho máximo da fonte é de 30px.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Interface de Administração para Diagnósticos
Descrição: Módulo para visualização de informações técnicas do sistema. Possibilita a confirmação de componentes técnicos sem a necessidade de verificação via linha de comando.
Como acessar: Configurações > Interface Adm. para Diagnósticos
Além de informações técnicas necessárias exibidas em tela, o usuário poderá efetuar o download do log da aplicação, contendo mais descritivos. É necessário clicar no botão "Log da aplicação" e na sequência abrir o arquivo que vem compactado.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Configuração Serviço de E-mail
Descrição: Módulo destinado para a configuração do serviço de mensageria no Quality Manager.
Como acessar: Configurações > Configuração serviço de e-mail
Módulos relacionados: E-mail
Palavra-Chave: Configuração e-mail, configuração serviço e-mail, e-mail
Editando Serviço de E-mail
Para editar um serviço de e-mail o usuário deverá clicar no botão "Editar" cadastrar ou efetuar as alterações necessárias, logo após clicar em Salvar.
Host Autenticação: Campo destinado para inserir o endereço utilizado pela aplicação do mensageria para obter o token de autenticação do serviço. Informe o host do servidor de Mensageria seguido de “/oauth/token”
Host Base: Campo destinado para inserir o endereço das API’s de envio e consulta das mensagens enviadas ao sistema de Mensageria. Informe o host do servidor de Mensageria seguido de “/api/”
User: Campo destinado para inserir o usuário conforme cadastrado no portal de Mensageria com o papel do tipo “Usuário de serviço”
Password: Campo destinado para inserir a senha do usuário de serviço cadastrada no portal da Mensageria.
Após dados preenchidos clicar em "Validar" para saber se os parâmetros estão cadastrados corretamente, caso apresente uma mensagem de erro é importante validar primeiramente se o usuário e senhas estão corretos, depois clicar em salvar para as informações serem gravadas.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.
Configuração MDM
Descrição: Módulo destinado para a configuração do serviço de mensageria no Quality Manager.
Como acessar: Configurações > Configuração MDM
Módulos relacionados: E-mail
Palavra-Chave: Configuração e-mail, configuração serviço e-mail, e-mail
Editando a configuração MDM
Ao acessar o módulo fica disponível para o usuário editar ou configurar as informações necessárias para efetuar a configuração do módulo MDM no Quality Manager.
Banco de Dados: A ferramenta conta com os três principais banco de dados trabalhados
- Oracle
- SQLserver
- PostgreSQL
URL de conexão: URL da conexão do banco do MDM
Schema: Nome do Schema do MDM para conexão
Usuário: Usuário de acesso ao banco de dados do MDM
Senha: Senha do usuário de conexão do banco de dados
Exemplo de URL: Exibe como deve ser a URL do Banco de dados do MDM
Após dados preenchidos testar conexão, caso algum dado de conexão esteja preenchido erroneamente o sistema irá informar, aconselhamos validar os dados de autenticação.
O usuário deverá salvar as informações, depois de inseridas no Quality Manager.
Direitos autorais © 2022 MD2 Informática LTDA.